2ª Licenciatura em Filosofia

O Curso de Filosofia pauta-se não apenas pelo ensino de uma tradição construída através do tempo, por mais rica que seja, mas também pela preocupação constante com o processo do filosofar, cuja preocupação maior não é o real passado, mas o real presente.

INVISTA NA SUA EDUCAÇÃO

Descrição


O Curso de Filosofia pauta-se não apenas pelo ensino de uma tradição construída através do tempo, por mais rica que seja, mas também pela preocupação constante com o processo do filosofar, cuja preocupação maior não é o real passado, mas o real presente. Isso, evidentemente, exige da Filosofia um esforço reiterado de captação das contradições, conflitos e reposição dos pressupostos que só se dão em função da temporalidade presente; emergindo discussão de problemas ontológicos por excelência: o da identidade. O curso estrutura-se por fundamentos ético-políticos; epistemológicos e didático-pedagógicos, enfocando problemas de desigualdades sociais e econômicas, destruição ambiental, bioética, liberdade e igualdade, corrupção na política, conflitos étnicos, religiosos e de gênero.


Objetivos Gerais


Propiciar a construção de uma sociedade democrática, com relações harmoniosas entre os homens, inicialmente como reflexão e, posteriormente, como ação, possibilitando o enfrentamento de problemas sociais, políticos, econômicos e culturais;
Construir o conhecimento de maneira global, em que o indivíduo e a sociedade são pensados em uma relação dialética, possibilitando tanto o desenvolvimento social como individual;
Propiciar uma sólida formação de Filosofia, caminh
o necessário para a compreensão dos principais temas relacionados à humanidade.


Objetivos Específicos

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Habilitar o acadêmico para docência da disciplina de Filosofia, no ensino médio, a partir da complementação na formação do pesquisador, tendo por base a realidade educacional na qual se está inserido;
Desenvolver o constante contato e o uso correto dos instrumentos compositores das chamadas “novas tecnologias em educação”, sejam eles para fins de ensino ou de pesquisa;
Habilitar o profissional de educação para que, a partir de seu cotidiano pedagógico, possa desenvolver práticas e estudos reveladores de melhores métodos aplicáveis ao ensino de Filosofia, privilegiando, sempre que possível, a realidade na qual vive o aluno;
Oferecer ao licenciando condições para que o ensino de Filosofia, observando-se o meio no qual está inserido, contribua para a formação de uma consciência e visão críticas da realidade;
Incutir a necessidade da preservação cultural, por meio de análise da relação entre tradição e avanço e também, entre socialização e elitização do saber;
Analisar o papel do avanço da ciência e do papel da pesquisa no processo de ensino-aprendizagem;
Desenvolver o exercício em pesquisa científica em Filosofia se constitui, com vistas à compreensão dos problemas filosóficos, para a interpretação das soluções apontadas pelos autores clássicos e contemporâneos.


Perfil do Egresso


O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • No domínio de um conjunto de conhecimentos teóricos correspondentes ao legado formado pela Filosofia ao longo da História, bem como na capacidade para trabalhar esse conteúdo com adolescentes do ensino fundamental e médio;

  • Na vocação e familiaridade com a prática pedagógica, aliados ao interesse constante para com a evolução dos métodos de ensino;

  • Na desenvoltura e domínio dos temas a serem abordados em sala de aula, primando pela formação de uma consciência crítica acerca dos eventos e fatos ocorridos no contexto em estudo;

  • Na formação consistente de Filosofia, capacitando a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos;

  • Na prática do exercício constante de intercalação entre a filosofia e a realidade, promovendo, assim, o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

  • No senso crítico, capaz de elaborar, de forma clara, uma análise das questões político-filosófico-culturais que se fazem presentes na contemporaneidade, agindo diretamente sobre situações ontológicas e sociais;

  • No conhecimento das técnicas de elaboração de projetos e outras práticas referentes ao bom andamento de uma pesquisa;

  • No compromisso com os valores que primem pela defesa da ética e da cidadania, como práticas constantes dentro e fora da sala de aula.


Ambientes de Atuação


Além da qualificação de um profissional da área do ensino o Curso de Licenciatura em Filosofia empenha-se em formar um profissional dotado de um potencial de habilidades e capacidades específicas, além de um potencial genérico, para interagir e intervir adequadamente nos múltiplos campos que envolvem os conhecimentos filosóficos.


Público Alvo


Egressos do Ensino Médio e portadores de diploma de Curso Superior


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