2ª Licenciatura em História

A meta do curso é um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História.

INVISTA NA SUA EDUCAÇÃO

DESCRIÇÃO

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A meta do curso é um ensino qualificado dos conteúdos específicos e complementares à área de História, aliando-os à teoria e metodologia da pesquisa histórica, com vistas a formar os fundamentos de um excelente professor, mas com viés de pesquisador, pois a experiência na construção, na crítica e na produção do conhecimento são “ferramentas” e fundamentos básicos para o exercício, mais qualificado, também e especialmente de um licenciado em História. A estrutura do curso atende à necessidade atual de oferecer novas óticas de análise que fazem aflorar a relação do indivíduo e do coletivo, o específico, o próprio, o particular, ressaltando as diferenças, a multiplicidade, numa perspectiva histórica plausível, integradora.


Objetivos Gerais

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Formar educador-pesquisador, para atuar na escola e em espaços alternativos educacionais, possibilitando práticas investigativas como condição inerente ao exercício da docência, pautado pela ética e pelo respeito ao meio ambiente.


Objetivos Específicos

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Qualificar profissionais para atuar no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Capacitar profissionais para organizar, dirigir e assessorar instituições de pesquisa e preservação culturais, tais como: arquivos, museus, ONGs, institutos de pesquisas.
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da produção do conhecimento histórico.
Formar profissionais críticos e reflexivos, que compreendam a realidade de seu tempo, capazes de atuarem como agentes transformadores do contexto social vivido, atento às dimensões política, social e ética do seu ofício.


Perfil do Egresso

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O egresso deve apresentar um perfil caracterizado por:

  • Domínio dos conteúdos gerais e específicos de sua área de formação profissional, com capacidade de midiatizá-los didaticamente numa perspectiva crítico-social;

  • Domínio dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a mediação didática do processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-crítica e sócio-construtivista;

  • Capacidade de analisar o processo educacional e o papel social da escola, considerando suas determinações históricas, políticas e sociais;

  • Domínio dos princípios e técnicas de investigação com capacidade de aplicá-las no planejamento e desenvolvimento de projetos investigativos;

  • Capacidade de mediação didática adequada ao exercício da relação teoria-prática da área;

  • Capacidade de gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios do aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver em sociedade e aprender a ensinar;

  • Capacidade de lidar e desenvolver ações educacionais que promovam a diversidade cultural e os valores democráticos, elementos importantes do processo educacional; Evidência de comportamentos ético-morais e democráticos dirigidos para o seu desenvolvimento profissional e para o desenvolvimento de sua cidadania.

  • Dominar as diferentes vertentes historiográficas e suas implicações nas práticas de pesquisas e ensino e fazer uso das concepções de história que contribuíram para o avanço científico e formação humanística: ética e cidadã;

  • Dominar os conceitos da história e de áreas de conhecimentos afins: antropologia, sociologia e geografia para a elaboração de categorias de análise e compreensão das relações sócio-históricas das experiências dos sujeitos sociais de diferentes tempos e espaços;

  • Dominar conhecimentos teóricos das relações do ensino-aprendizagem, conteúdos específicos, interdisciplinares e das novas tecnologias da informação e comunicação para elaboração de recursos pedagógicos: livros didáticos, paradidáticos, softwares educativos;

  • Dominar as teorias e metodologias da pesquisa histórica para elaboração do projeto de pesquisa e construção da monografia que explicite a compreensão das problemáticas e experiências sociais dos sujeitos históricos em diferentes tempos e espaços;

  • Articular o conhecimento dos saberes escolares, acadêmicos e das experiências na relação ensino-aprendizagem para adequação e compreensão da realidade contemporânea e suas relações com o passado histórico;

  • Dominar conhecimentos sócio-políticos que favoreçam o desenvolvimento da prática profissional pautada nos princípios democráticos para o exercício da cidadania política e social.


Ambientes de Atuação

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O egresso poderá atuar como docente do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas; em órgãos públicos, exercendo funções na organização e preservação de acervos históricos e em museus.


Público Alvo

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Egressos do Ensino Médio e portadores de diploma de Curso Superior

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