INVISTA NA SUA EDUCAÇÃO
O estudante do curso de Licenciatura de História será capacitado a compreender os elementos culturais que constituem as identidades: todas as transformações dos espaços geográficos, que resultam das relações socioeconômicas e culturais e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, sempre fazendo a associação a diferentes grupos, às oposições de interesses e os movimentos sociais.
Com uma grade diferenciada, o estudante terá atividades que levam à reflexão constante e laboratórios diversificados são utilizados para formar profissionais flexíveis e dinâmicos, preparados para empreender mudanças em sua atuação educativa.
Assim o estudante poderá utilizar os conhecimentos históricos para compreender o impacto das transformações técnicas e tecnológicas nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social, favorecendo a atuação consciente do indivíduo na sociedade e valorizando os fundamentos da cidadania.
Sem. | Disciplina | C.H |
1º | ||
Comunicação |
88 | |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem |
66 | |
Introdução aos Estudos Históricos |
66 | |
História da Hominização às Primeiras Civilizações |
66 | |
História Medieval Oriental |
66 | |
2º | ||
Metodologia Científica |
88 | |
Educação Inclusiva |
66 | |
História da Antiguidade Clássica |
66 | |
História Medieval Ocidental |
66 | |
Teorias da História |
66 | |
3º | ||
História Da Educação |
88 | |
Didática |
66 | |
História Moderna Secs. XV E XVI |
66 | |
História da América Colonial Sécs. Xv,Xvi E Xvii |
66 | |
História do Brasil Colônia |
66 | |
4º | ||
Avaliação e Currículo |
88 | |
Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação |
66 | |
História Moderna Secs. XVII E XVIII |
66 | |
História do Brasil Império |
66 | |
Optativa |
66 | |
5º | ||
Aspectos Sociais, Políticos e Legais da Educação |
88 | |
Projeto Integrador: Prática em Educação Ambiental - Espaços Formais e Não Formais |
66 | |
História Contemp. Do Séc. XIX Ate 2ª Guerra Mundial |
66 | |
História do Brasil Contemporâneo: Primeira República até Vargas |
66 | |
História da América Independente: Sécs. XVIII E XIX |
66 | |
Estágio Supervisionado I |
100 | |
6º | ||
Antropologia e Cultura Brasileira |
88 | |
Metodologia e Prática de Ensino I |
66 | |
História Contemp. Da Guerra Fria a Nova Ordem |
66 | |
História do Brasil Contemporâneo: Da Era Vargas até Governo Atual |
66 | |
História da America Contemporânea |
66 | |
Estágio Supervisionado II |
100 | |
7º | ||
Gestão Escolar |
88 | |
Tópicos Especiais Integradores |
66 | |
Metodologia e Prática De Ensino II |
66 | |
Historiografia Brasileira e Geral |
66 | |
Estágio Supervisionado III |
100 | |
8º | ||
Libras |
66 | |
História da África e Da Cultura Afrobrasileira e Indígena |
99 | |
Museus, Arquivos e Patrimônio Histórico |
66 | |
Estágio Supervisionado IV |
100 | |
Atividades Complementares |
200 | |
Total Curricular | 3229 |
O licenciado em História será um profissional que estimula, problematiza, questiona e reconhece que a construção do conhecimento parte da dúvida, e não de uma certeza. A partir de ambientes de reflexão e laboratórios focados em diferentes estímulos, o que inclui até realidade virtual, o estudante será capaz de transpor didaticamente o conteúdo acadêmico para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o auxílio de novas técnicas e tecnologias de ensino.
Com o diploma do curso de Licenciatura do curso de História, o profissional poderá atuar nas seguintes áreas:
Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso.
Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino – Você pode atuar em áreas de gestão escolar
Prestação de consultoria – Você poderá atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários
Pesquisa – Com temas variados, você poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros.